Top

Qual carne usar para fazer churrasco ?





Alcatra, Picanha, Maminha e Fraldinha - carnes para churrasco

Sempre na hora de fazer um churrasquinho em família ou mesmo para fazer um jantar diferente na churrasqueira, as pessoas se perguntam em qual carne é a mais indicada para este tipo de preparo.

As carnes mais recomendáveis para fazer na brasa são a Alcatra, a Maminha, a Picanha e a Fraldinha. Então vamos entender cada tipo de carne e seus valores.

Alcatra: é a carne mais indicada para fazer churrasco pois ela é macia, tem pouca gordura, seu cozimento é rápido e ela é muito saborosa. O custo dela é mediano, não sendo muito cara.

Maminha: é uma parte um pouco mais gordurosa que fica perto da Alcatra (normalmente quando se compra uma peça de Alcatra embalada à váculo vem junto um pedaço da Maminha). Esta carne é bastante saborosa e por ter um pouco mais de gordura ela ajuda a fazer aquela fumacinha cheirosa do churrasco. Seu preço normalmente é o mesmo da Alcatra.

Picanha: é um tipo de carne que possui uma grossa camada de gordura e vem em pedaços pequenos, normalmente na casa de 1kg (não acredite no açougueiro que lhe oferecer uma Picanha de 3kg – isto não existe). Embora este corte de carne seja um dos mais apreciados por quem gosta de churrasco, há gente que não gosta devido ao fato de ter muita gordura. Eu mesmo não como picanha, acho o gosto da Alcatra bem melhor. A Picanha é a carne mais cara de todas as listadas aqui neste artigo. Normalmente o Kg da Picanha chega a custar mais do que o dobro do preço da Alcatra, mas em promoções de grandes redes de supermercados é possível encontrar com preços mais acessíveis.

Fraldinha: é a carne mais barata que existe para fazer churasco. O problema da Fraldinha é que ela possui muita gordura e alguns nervos, por isso tem que conhecer a carne na hora de comprar para não levar “carne chiclete” para casa. Normalmente a Fraldinha é vendida em pequenas peças embaladas à vácuo. Ao comprar escolha os pedaços com mais carne e menos gordura. Sabendo limpar e cortar adequadamente, é possível fazer um churrasquinho bem gostoso com ela. É a Fraldinha que se utiliza para fazer espetinhos de churrasco destes que são vendidos na rua.

Uma boa dica que eu dou é a seguinte: se você vai fazer um churrasco para mais de 10 pessoas, compre um pouco de cada uma destas carnes e faça primeiro as melhores e depois que todos já estiverem bem alimentados, aí você pode começar a fazer a Fraldinha, pois nesta fase geralmente há um desperdício mesmo…



Comentarios

9 Responses to “Qual carne usar para fazer churrasco ?”

  1. paulo bento coutinho on outubro 13th, 2012 12:16 pm

    COMENTARAM AS CARNES PARA FAZER CHURRASCO, MAS, NÃO FALARAM DO CONTRA FILÉ; CONTRA FILÉ NÃO É CARNE PARA CHURRASCO? SEM MAIS, SOU MUITO AGRADECIDO. PAULO BENTO COUTINHO

  2. Marcos on dezembro 14th, 2012 12:54 pm

    Contra-filé também é ótimo e não está listado na matéria!! Sempre uso…

  3. Wellington on maio 2nd, 2013 12:03 pm

    fraldinha a carne mais barata pra churrasco?? de jeito algum, além desses da lista, faltou o contra filé, a bola da pá e até o lombinho, q é bem mais barato e se vc souber escolher ela rende um churrasco mt bom tb

  4. Eduardo on maio 25th, 2013 10:29 pm

    A maioria das vezes faço churrasco com contra file
    pego uma peça com uma capa de gordura corto em fatias de um dedo de largura
    e coloco sal grosso e jogo na grelha,

  5. Ronaldo on setembro 28th, 2013 6:11 am

    Só se for churrasco de paulista !!!! De carioca !!!!
    Alcatra , fraldinha , contrafile é carne pra bife !!! Ou grelhados

    Ou vcs tao se referindo a grelhado ?

    Carnes pra churrasco sao PICANHA , VASIO , COSTELA , ENTRECOT , MAMINHA

  6. Marcelo on outubro 23rd, 2013 2:57 pm

    Só para contribuir com os críticos de plantão e menos informados, churrasco é churrasco em qualquer lugar, independente do estado.
    O nome do corte também muda de acordo com a região em que moramos, como por exemplo o coxão mole, nome utilizado em alguns estados como São Paulo, no nordeste é chamado de chã de dentro, mas refere-se ao mesmo corte.
    Entrecot também é contra filé, Bife de chorizo também é conta filé…..são cortes específicos de uma mesma peça, o contra filé.
    Paulistas e cariocas também fazem um ótimo churrasco.

  7. Morgana on janeiro 26th, 2014 10:38 pm

    O que não pode faltar em um bom churrasco são os amigos e o papo furado, e a cerveja o resto a gente inventa, rsrsrs

  8. PATRICIA on abril 3rd, 2014 10:19 pm

    Muito obrigado, não entendia nada carne.Fui em varios sites ninguem deu essa tica.
    novamente muito obrigado.

  9. Regina gomes cordeiro on maio 21st, 2014 2:50 am

    Nossa gostei da explicação muito bom
    Já posso vender meu churrasquinho rsrs

Comente aqui...




Bottom